domingo, 14 de outubro de 2012

0 OS 40KM'S

Ambos os percursos serão percorridos na sua totalidade no interior do Parque Natural da Serra da Estrela, nomeadamente nas encostas viradas a Norte, sobranceiras a Folgosinho. Aquando da sua delineação, pretendeu-se dar a conhecer alguns pontos de interesse que caracterizam as serranias de Folgosinho, são exemplo disso os diversos povoamentos florestais, as paisagens contemplativas, as formações rochosas, o quotidiano bucólico dos Casais de Folgosinho, a castanha e os soitos que no Outono nos presenteiam com cores únicas. Podemos dividir o percurso da meia maratona (40 km’s) em três fases principais. A primeira caracteriza-se por ser a mais dura pois é nesta fase que se encontram as principais zonas de dificuldade no que ao subir diz respeito. Após saída de Folgosinho os participantes ascendem até ao “Jogo da Bola” através dos viveiros florestais, posteriormente seguem em direção ao “ Faraó”, local onde se atinge o ponto mais alto do trajeto. (1342m de altitude).



Deixando para trás a intrigante formação rochosa, encontramos uma fase mais rolante e contemplativa onde os caminhos florestais se misturam com os estradões e alguns trilhos mais técnicos. Até ao entroncamento para o “Casal da Maceira” será sempre assim, sendo nesta zona que a paisagem muda: a floresta dá lugar às pastagens e campos agrícolas característicos dos Casais de Folgosinho. Esta segunda fase termina com a subida até à Portela de Folgosinho.


A partir deste ponto a maioria da distância a percorrer será em descidas. Haverá algumas zonas técnicas, single tracks, mais alguns quilómetros rolantes e uma curta subida com uma inclinação considerável. Os castanheiros anunciarão a proximidade da meta que estará instalada no Outeiro.



O percurso da Maratona (60 Km’s), será em grande parte coincidente com o da meia maratona. Brevemente será disponibilizada mais informação.



 

Maratona BTT - B. V. Folgosinho Copyright © 2012 - |- Template Simple v2 - |- Powered by Blogger Templates